De acordo com uma matéria veiculada pelo Valor Econômico nesta segunda-feira (22), no próximo dia 1º de março, a Porto Seguro, em busca de dobrar a base de clientes em cinco anos, vai lançar o Bllu, um seguro popular para veículos com contratação por mês em um formato semelhante ao de uma assinatura.
O vice-presidente de seguros do grupo, Marcelo Picanço, afirma que a nova modalidade tem como público-alvo os donos de carros que estão fora do mercado segurador. O Bllu vai atender automóveis mais antigos com até 25 anos de uso. O valor máximo de proteção do bem será de R$ 50 mil. “O Bllu veio para trazer outro monte de clientes ao mercado e não para se tornar um ‘rouba monte’”, diz Picanço.
A companhia contabiliza que o público potencial para o produto alcança 70% da frota que não tem seguro. O novo produto auto poderá ser contratado de forma 100% digital por meio de uma plataforma própria, e o Corretor poderá comerciar o produto através da plataforma. O Bllu também terá pagamento mês a mês, por meio de cartão de crédito.
O Bllu, emitido e operado pela Azul Seguros, empresa do grupo Porto Seguro, será lançado inicialmente, em fase piloto, apenas para as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte no início do próximo mês. O produto contará com coberturas contra colisão, roubo e furto, incêndio, alagamento, danos corporais e materiais a terceiros. Além disso, terá assistência 24h para o carro, com serviço de guincho para até 400 quilômetros, chaveiro e troca de pneu.
Para tornar seu uso mais fácil, a Porto decidiu possibilitar ao usuário o parcelamento em até 10 vezes da franquia paga no caso de sinistros. Outro benefício é a disponibilidade de voucher para usar em transporte por aplicativo no valor de R$ 300 durante o período em que o carro está no conserto.
“O Bllu é um seguro para quem não tem seguro de carro”, afirma Picanço. O executivo estima que o produto seja em média de 20% a 30% mais barato que um seguro tradicional, o que o coloca em posição de rivalizar com os valores cobrados na chamada proteção veicular, um tipo de serviço não regulado, que costuma ser prestado por associações como substituto do seguro tradicional.
Na avaliação de Picanço, a proteção veicular surgiu porque o mercado regulado não oferecia opções para a maior parte do público de proprietários de veículos. “Muitas pessoas não têm acesso a coberturas tradicionais por conta da idade do automóvel ou pelos valores cobrados”, diz. “Por isso quisemos criar o Bllu, a gente não acredita que o segmento tem de se conformar com a forma como sempre foi, porque as possibilidades são definidas, na verdade, pelos produtos e soluções que o mercado oferece.”
Além do preço mais acessível, na visão do vice-presidente da Porto, o principal apelo do Bllu é a contratação mensal. “Você contrata por assinatura e paga aquele mês. Não é um seguro por quilômetro, mas uma cobertura na qual emitimos um bilhete mensal e se não quiser mais é só parar de pagar.” Para Picanço, “a ideia para o grupo Porto Seguro é dobrar o número de clientes em cinco anos e o Bllu vai ser um produto importante nessa meta”, completou.
Fonte: CQCS
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