O início do ano costuma ser marcado pelas chuvas que assolam algumas regiões do país. Com isso, é possível acompanhar histórias de pessoas que perdem ou têm seus bens danificados como é o caso de motoristas em alagamentos e enchentes.
“O principal risco é a segurança dos ocupantes do veículo. As vias alagadas, por exemplo, escondem perigos como rios, buracos e correntezas, que podem levar a consequências incalculáveis”, afirma Renato Roperto, diretor executivo de Sinistros da Allianz Seguros.
Ao circularem com os veículos em período de chuvas, os condutores precisam se atentar aos obstáculos ocultos nas vias, como pedras, entulhos e outros objetos que podem causar danos ao veículo e uma possível quebra no meio de uma enxurrada. Outros riscos indicados pelo executivo da seguradora é a aquaplanagem do veículo, devido a vias parcialmente alagadas, que podem ocasionar derrapagens e colisões mais sérias, e os possíveis deslizamentos de encostas em regiões serranas ou de morros.
“Um engano comumente cometido por motoristas é atravessar trechos alagados, onde não é possível garantir que o veículo será capaz de transpor, e, às vezes, seguindo outros veículos que resolvem assumir riscos que poderiam ser evitados”, reforça Roperto. Áreas e regiões com muitas árvores e com histórico de alagamento também devem ser evitadas durante as chuvas, uma vez que estão mais propensas a ocasionar acidentes em decorrência de quedas de galhos ou troncos e de enxurradas.
A Allianz separou mais informações e orientações para os períodos de chuvas. Confira:
Danos mais comuns ao veículo
Principais providências após enfrentar um alagamento ou enchente
Sinais de alerta e recomendações de tráfego
Fonte: ALLIANZ
NOTÍCIAS » TEMPO FECHOU? SAIBA COMO ANTECIPAR RISCOS E EVITAR PREJUÍZOS EM SEU AUTOMÓVEL